O MESTRE RAUL VIDAL
Aspectos de sua vida e de sua obra
Nascido na Freguesia de Jurujuba, em Niterói, aos 16 de dezembro de 1856, filho do Sr. João Jorge Vidal e Sra. Ana Pwereira Vidal.
Em 1876, formou-se em professor e no ano seguinte casou-se com a sra. Antônia Pereira Vidal, tendo tido 9 filhos.
No ano de seu casamento foi nomeado para o magistério primário fluminense, tendo sido designado para a Escola de Santa Teresa de Valença. Permaneceu algum tempo nessa escola, tendo regido ainda nos seguintes estabelecimentos de ensino: Aldeia Velha, Itaboraí, Bom Jardim, Cantagalo, Rumo do Piraí, Rosa Machado, Praia de Charitas e Pendotiba.
Desta última, foi transferido para a 13ª Escola de Niterói, que funcionava na Rua Santa Rosa. A seguir, foi promovido a sub-diretor do Grupo Escolar “Menezes Vieira”, em São Domingos, e, com a extinção daquele grupo em 1901, retornou à 13 Escola.
O professor Raul Vidal foi membro do Conselho Superior de Instrução do Estado do Rio de Janeiro e primeiro secretário do Conselho Superior Estadual de instrução da Bahia. Durante o tempo que exerceu este último cargo, embora residindo em Niterói, emitia o seu parecer com relação a todas as obras didáticas editadas no Estado da Bahia, o que constituiu, sem dúvida, um dos seus grandes feitos.
Em 1911, com a criação definitiva dos grupos escolares, o programa organizado para as referidas unidades de ensino baseou-se no da 13ª escola dirigida pelo Professor Raul Vidal. Nessa mesma época, o mestre foi nomeado diretor do Grupo Escolar “Aydano de Almeida”originalmente instalado na Rua Gavião Peixoto, e, mais tarde, transferido para a Rua Marques do Paraná, onde faleceu, com 61 anos, no dia 5 de agosto de 1918.